Biografia

Shakira Isabel Mebarak Rippol, nasceu em Barranquilla, 2 de fevereiro de 1977, na Colômbia.
Ela é cantora, coreográfa, dançarina, compositora, produtora musical e filantropa!

Vencedora de 2 prémios Grammy, 8 Latin Grammy, 4 VMA, 1 EMA, 2 AMA, 3 BMA, 22 Latino Billboard Awards e 3 WMA e 4 NRJ Music Awards, Shakira já vendeu mais de 50 milhões de álbuns em todo o mundo, sendo uma das maiores vendedoras de discos nos anos 2000.

Conhecida por manejar ritmos com habilidade e por seu tom de voz diferenciado, Shakira mescla elementos da música latina, americana e até mesmo libanesa nas suas canções, tudo isto amarrado numa clara influência do rock.
Essa ampla rede de ritmos é identificável em canções como "Ciega, Sordomuda" (em que há nítidas influências mexicanas), "Ojos Así" e "Suerte" (dotadas de sons andinos e orientais), "Te Aviso, Te Anuncio" (em que o rock se mistura ao tango), "Obtener Un Sí" (no estilo bossa nova), "La Tortura" (com o reggaeton), "She Wolf" (estilo dance anos 1980 com música eletrônica). Shakira tem 9 musicas em #1 na Billboard Hot Latin Songs ("Ciega, Surdomuda", "Tú", "Suerte" (Whenever, Wherever), "Que Me Quedes Tú", "La Tortura", "Te Lo Agradezco Pero No", "Loba", "Loca" e "Hips Don't Lie" (Que tambem alcançou o topo da Billboard Hot 100).

Carreira:

Shakira aos 8 anos já escrevia canções, então foi apresentada a gravadora Sony Music, e o pessoal de lá gostou do seu timbre poderoso e acabou abrindo um contrato de 3 discos com ela, então aos 14 anos de idade Shakira lança seu primeiro disco: "Magia".
Shakira aos 8 anos já escrevia canções, então foi apresentada a gravadora Sony Music, e o pessoal de lá gostou do seu timbre poderoso e acabou abrindo um contrato de 3 discos com ela, então aos 14 anos de idade Shakira lança seu primeiro disco: "Magia".

O álbum foi bem sucedido nas rádios colombianas mas foi um fracasso comercialmente, então Shakira deu um tempo e em 1994 lançou "Peligro", seu segundo álbum que como o primeiro não vendeu quase nada, mas mostrou a Colombia quem era Shakira, além de "Sueños", um dos singles de "Magia" ter sido o primeiro video de música Pop da Colombia.



Com dois CD's mal sucedidos comercialmente, Shakira tinha de se sair bem no seu 3°, do contrário seu contrato seria terminado e o risco de sair da gravadora era obviamente, muito grande.
Mas como um Milagre, Shakira gravou Pies Descalzos, lançado em 1995 na Colômbia e em 1996 no Brasil.
O disco foi uma explosão, mas foi uma explosão mesmo, vendeu mais de 6 milhões de cópias e deu inicio a carreira de Shakira.




O CD  teve vários singles lançados como: Estoy Aqui, Donde Estas Corazón?, Se Quiere Se Mata, Un Poco de Amor, Pies Descalzos Sueños Blancos, Antologia, sendo que todos eles foram bem sucedidos na América em geral.
Depois de uma compilação de remixes do álbum Pies Descalzos que se chama "The Remixes":


Shakira lança em 1998, seu poderosissimo "Donde Estan Los Ladrones?" que segundo fontes, ultrapassou 10 milhões de cópias pelo mundo. O álbum conta com Êxitos de sua carreira, como "Ciega Sordomuda" e "Ojos Asi" além de diverssas outras que foram sucesso nas rádios.
Foi nesse CD que Shakira decidiu fazer seus videos com mais tecnologia e usando a dança do ventre, cleramente presente no single Ojos Asi.



Logo depois em 2000, é lançado seu primeiro DVD, MTV Unplugged, que é um acustico de suas músicas de 1998 e apenas Estoy Aqui do Pies Descalzos. O álbum teve grande êxito e vendeu mais de 5 milhões em todo o mundo.
Logo após esse grande lançamento, Shakira com seu jogo de marketing, resolve mudar de visual, ficando absolutamente loira, adotando um estilo bem mais sensual, ao mesmo tempo rock, calça colada e top, e o que realmente causou o impacto: Cantar em inglês!
Com muito esforço gravou seu maior disco até hoje Laundry Service! Que alçou Shakira ao posto de Diva Pop Mundial!




O disco chegou a vender 20 milhões de cópias, estando na lista dos discos mais vendidos de todos os tempos.
Shakira se lançou ao mundo com Whenever Wherever que teve sua versão em espanhol chamada Suerte.
O single entrou para o top 10 das paradas mundiais e chegou a 6° lugar na Billboard. A partir de então, Shakira já era a Diva que é hoje, muitos a chamam de "Rainha do Pop/Rock" outros "Rainha do Pop Latino", mas pelo menos sabemos que ela é uma RAINHA!

Depois de um "live" e compilações Shakira vem em 2005 com uma dobradinha de discos: Fijación Oral Vol.1 (Primeiro a ser lançado, onde contém faixas somente em espanhol) e Oral Fixation Vol.2 (Contém faixas em Inglês). Esta  foi a denominada "Era das Fixações", onde Shakira coloca o mundo pra dançar junto com ela o Single mais poderoso dela, e o mais vendido da década: Hips Don't Lie!

Shakira ficou fora dos holofotes por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral, Vol. 1, o primeiro álbum do projecto, foi lançado em 3 de junho de 2005 na Irlanda, em 6 de junho de 2005 na Europa e em 7 de junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália. O primeiro single do álbum, "La Tortura" (E.U.A. # 23), que apresenta o espanhol balladeer Alejandro Sanz, foi lançada como single em abril e alcançaram o sucesso em larga escala no rádio e diferentes formatos de gráfico. Ele alcançou um recorde de vinte e cinco semanas como número um na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola naMTV Video Music Awards.
Contrariando as expectativas baixas, Fijación Oral vol. 1 foi muito bem recebido pelo público. Ele estreou no número quatro no Billboard 200 na semana de 15 de junho. De acordo com a publicação, o álbum vendeu 157 mil cópias em sua primeira semana de lançamento nos E.U.A., tornando-se a maior estréia de álbuns em língua espanhola. Na América Latina, no mesmo dia de seu lançamento oficial na Venezuela, que ganhou disco de platina, na Colômbia, Platina Triplo e no México, foi esgotado. O álbum vendeu mais de um milhão de cópias em três dias. Quatro outros singles foram liberados a seguir "La Tortura": " No" (E.U.A. Latin # 11), "Dia De Enero" (Colômbia # 1), "La Pared "(Espanha # 1) e em 2007 de " Las de la Intuicion ", que se tornou o último single # 1 posição chegar na Espanha e na Argentina por várias semanas e com Shakira com a brilhante peruca roxa e gravata preta em algumas cenas hiper-sexualizadas em seu vídeo de música com Jaume de La Iguana como o diretor do clipe.
Em 8 de fevereiro de 2006, Shakira ganhou seu segundo Grammy Award. Ela foi premiada na categoria de "Melhor Latin Rock / Alternative Album" (Fijación Oral Vol. 1.). Shakira recebeu quatro Grammy Latino em 2 de novembro de 2006: Gravação do Ano e Melhor Canção para "La Tortura", Melhor Álbum do Ano e Melhor Álbum Vocal Pop paraFijación Oral vol. 1.
Antes do lançamento de Oral Fixation, Vol. 2, Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou "Don't Bother", o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria de Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo.
Oral Fixation Vol. 2 foi lançado em 29 de novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. o álbum estreou em número de cinco no Billboard 200 Albums. Duas faixas do álbum, How Do You Do e Timor, provocou alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com fruta proibida também foi considerada controversa, e teve de ser alterada em vários países. Don't Bother falha ao pico dentro do top 40 nos Estados Unidos (E.U.A. # 42). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. "Hips Don't Lie", o maior hit do século 21, tornou-se o primeiro número um de Shakira no Billboard Hot 100, além de #1 em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também registrou Bamboo, versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chili Peppers, recebeu o maior número de nomeações para os 2006 MTV Video Music Awards, com "Hips Don't Lie", mas ganhou apenas o prêmio de Melhor coreografia . Shakira também lançou o terceiro e último single "Illegal" com Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros de dança nos E.U. Em 10 de fevereiro de 2007 , Shakira participou do 49 Grammy Awards, e pela primeira vez ganhou a Melhor Colaboração Pop com Vocais para "Hips Don't Lie", com Wyclef Jean. Finalmente, Fixação Oral Vol. 2, vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro.
Shakira embarcou em sua quarta turnê, a mais longa, a Oral Fixation Tour, em junho de 2006. A turnê teve 125 shows entre 14 de junho, 2006 e 9 de julho de 2007. Ela se apresentou em 5 continentes: Ásia, Europa, América do Norte, América Latina e África, com a audiência mundial de mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante essa turnê, Shakira executou um concerto livre no México em 27 de maio de 2007, com mais de 210 mil espectadores. Este concerto apresenta o recorde de maior presença em qualquer concerto na história mexicana. Shakira também realizou em 9 de julho de 2006, na final da Copa do Mundo, na Alemanha. Em 12 de novembro de 2007, o "Oral Fixation Tour (DVD)" foi lançado na América do Norte!



Atualmente:
No ano de 2009 Shakira lançou "She Wolf", um álbum que não foi tão bem sucedido mas mostrou uma Shakira sensual que ninguém ainda tinha visto Com parcerias como Timbaland, Lil Wayne e Wyclef Jean, Shakira acabou vendendo mais de 3 milhões de cópias, mesmo com a baixa repercução do disco.

Sale El Sol é um CD muito interessante pois, ela mistura muitos ritmos deixando "Sale El Sol" um disco bem legal de se ouvir. Ela própria disse que fez uma mistura de tudo que já tinha feito em sua carreira. Com o sucesso Waka Waka, Shakira acaba por iniciar sua turnê Sale El Sol Tour, ou The Sun Comes Out Tour fazendo um estrondoso sucesso com a música Loca, e agora está com seu mais novo video Sale El Sol, que faz uma boa mistura de Rock com romantico e até Pop.